sábado, 29 de novembro de 2008

Triacilgliceróis

Os Triacilgliceróis são lipídios formados pela ligação de 3 moléculas de ácidos graxos com o glicerol, um triálcool de 3 carbonos, através de ligações do tipo éster. São absolutamente hidrofóbicos, sendo também chamados de "Gorduras Neutras", ou triglicerídeos. Os ácidos graxos que participam da estrutura de um triacilglicerol são geralmente diferentes entre si.A principal função dos triacilgliceróis é a de reserva de energia, e são armazenados nas células do tecido adiposo, principalmente. São armazenados em uma forma desidratada quase pura, e fornecem por grama aproximadamente o dobro da energia fornecida por carboidratos. Os ácidos que, ao reagirem com o glicerol,formam os óleos e as gorduras são ácidos graxos.Ácido graxo é o nome dado a um ácido carboxílico que posssua uma cadeia carbônica longa,em geral com doze ou mais átomos de carbono. São exemplos de ácido graxos:
  • mirístico (14 C) H3C[CH2]12COOH
  • palmítico (16C) H3C[CH2]14COOH
  • esteárico (18C) H3C[CH2]16COOH
  • palmitoléico(16C) H3C[CH2]5CH=CH[CH2]7COOH
  • oléico (18C) H3C[CH2]7CH=CH[CH2]7COOH
  • linoléico (18) H3C[CH2]4CH=CHCH2CH=CH[CH2]7COOH

Triacilgliceróis (Fórmula)








Os óleos e as gorduras, encontram-se amplamente distribuídos na natureza,não só no reino vegetal,mas também no animal.São ésteres e, por isso,derivam de um ácido e de um álcool.As gorduras pode ser classificadas como saturadas,mono-insaturadas e poliinsaturadas,dependendo do tipo de ligação química presente no ácido graxo.


SATURADOS

Apresentam apenas ligações simples entre carbonos
Ex:manteiga,sebo,banha e gordura da carne.


MONOINSATURADOS


Possuem uma ligação dupla na cadeia carbônic
Ex:óleo de canola,abacate,nozes,castanhas e sementes (girassol,gergelim,linhaça e abóbora)


POLIINSATURADOS


Têm duas ou mais ligações duplas na cadeia carbônica
Ex: óleos vegetais e margarinas.




(Triacilgliceróis como fonte de energia para o organismo)



Como acabamos de ver os óleos e as gorduras de origem animal ou vegetal são triésteres de ácidos graxos e glicerol.Costumam ser denominados Triacilgliceróis,glicerídeos ou lipidios.

Quando metabolizados,tanto os lipídios quanto as proteínas e os carboidratos,presentes nos alimentos fornecem energia para o funcionamento do organismo.Os lipídios são no entanto,mais calóricos que os outros dois tipos de nutrientes.Cada grama de acúcar ou proteína *queimado* pelo corpo produz 4Kcal de energia. Já um grama de lipídio libera 9Kcal!Isso explica porque nas dietas para emagrecimento os óleos e as gorduras são alvo de tantas restriçõs.Justamente por serem os triacilgliceróis um meio biolégico eficiente para armazenamento de energia (Isto é,muita energia ramazenada por grama de material) é que o nosso organismo sintetiza tecido adiposo(tecido gorduroso) quando ingerimos alimentos acima de nossas necessidas calóricas. Trata-se,do ponto de vista evolutivo, de uma reserva de energia para eventualidade de um período de escassez de alimentos.



Vejamos algumas imagens de alimentos gordurosos e oleosos



Gordurosos














Oleosos























7 comentários:

vagner andretta putzel disse...

ola, estava procurando na internet, conteúdos sobre proteínas e e outros temas , quando seu blog apareceu no google,quero lhe falar que também tenho um blog,com um tema sobre tecnologia educacional, e também nao tenho nenhuma visita, ou comentario, exceto os meus, te admiro por postar um comentário sobre um tema que me ajudou muito, mas que para muitos não tem importância, e reparei que sua caixa de comentário estava vazia, mas agora não mais esta. lhe fiz uma visita, me visite também e deixe um comentario.

andretta01kilisma.blogspot.com
vagnerandrettaputzel@gmail.com

Popoti disse...

muito bom... obrigado

Unknown disse...

oie muito bom o texto me ajudou muito :)

Unknown disse...

Gostei muito.. obrigada!

Unknown disse...

Excelente
Obrigado

juhairstylist disse...

Olá, nada que oropomos a fazer cim objevo de ajudar é em vão.As pessoas nao comentam talvez por desconhecerem o assunto, nao ter nação de sua impirtância. Infelizmente muitos nao tao preocupadi em buscar conhecimento. Bom dia

Unknown disse...

Muito bom. Encontrei a resposta que precisava.